Sobre o Clã

O Clã Pioneiros do 48º GELMAR é de caráter misto (homens e mulheres), e tem como nome, desde sua fundação, o de “Bob Marley” que homenageia o músico Jamaicano Robert Nesta Marley, músico de Reggae, um exemplo de humildade e humanidade.

Para muitos, Bob Marley é apenas sinônimo de maconha. O que muitos não sabem é que, por trás dos sons amaciantes das canções de Reggae, há palavras de igualdade, liberdade, gritos de paz e um eterno inconformismo com as injustiças que vivemos, principalmente as relacionadas ao preconceito racial.

Jamaicano pobre, filho de pai branco e mãe preta, a vida de Bob Marley é repleta de altos e baixos: atentado contra a sua vida, envolvimento com a política local da Jamaica, o sucesso internacional e, por fim, a luta contra um câncer que lhe custou a vida.

Bob foi um homem bom, generoso. Ajudava os pobres, não ligava para o dinheiro que ganhava. Bob Marley foi mais do que um simples cantor. Bob foi o primeiro artista vindo do Terceiro Mundo a conseguir um prestígio internacional considerável, numa época que o "iêiêiê" dos Beatles era ouvido cansativamente por todos. Bob foi um idealista, um autodidata, que mesmo sem ter estudado, impressionou o mundo com sua inteligência.


Veja a biografia completa do cantor em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Marley

Por seu carisma, sua eterna busca pela divulgação da paz e do amor, Bob é considerado por alguns um dos maiores profetas do nosso tempo. Lógico que há quem diga que ele não passou um de um cantor comum que fazia apologia à maconha. Para os que pensam assim, sugerimos explorar um pouco mais das dezenas de álbuns que o cantor lançou antes de sua morte aos 36 anos, bem como sua história de vida a sua luta pela igualdade.

E para começar esse estudo, sugerimos escutar a música “Redemption song”, considerada por muitos a sua obra prima.

Clã Pioneiro Bob Marley
Servir!!!

____________________________________________________________


Mestres Pioneiros: Leandro Carlos von Ende Kruel, Vivian Rubin Kruel e Mark Anderson Caldeira

O Ramo Pioneiro é composto por jovens oriundos do Ramo Sênior e dentro da faixa etária compreendida entre 18 e 21 anos. Surgiu após 1914, pois os jovens que tinham conhecido o escotismo e que já tinham 16 e 17 anos não sabiam para onde seguir. Assim, em 1918 é escrito um regulamento para os Rovers (Pioneiros) dentro do movimento escoteiro. Em 1920 mais documentos são escritos e o passo mais importante para o desenvolvimento do Pioneirismo foi a publicação por Baden Powell de “Caminhos para o Sucesso” objetivando estimular, inspirar e aconselhar os jovens pioneiros. O programa educativo e as etapas dos pioneiros visam aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço da comunidade e o exercício da cidadania. O Clã poderá ser masculino, feminino ou misto.

Os Pioneiros tem como fundamento básico o cumprimento da Lei Escoteira e a conduta de acordo com as virtudes pioneiras. O lema Pioneiro é SERVIR!